Apple recebe permissão para construir data center de US$ 1 bilhão na Irlanda

Por Redação | 12 de Outubro de 2017 às 13h41

O Tribunal Superior da Irlanda decidiu nesta quinta-feira (12) que a Apple pode continuar com seus planos de construir um data center de 850 milhões de euros (cerca de US$ 1 bilhão) no país. A notícia chega em boa hora, depois de um atraso de dois anos no planejamento.

Em fevereiro de 2015, a Apple anunciou sua ideia de construir um data center em uma zona rural da Irlanda, para aproveitar as fontes de energia verde abundantes na região. Seis meses depois, o conselho local concedeu a permissão para a criação do projeto, mas, para a surpresa da empresa, lguns recursos impediram o ínicio dos trabalhos.

A construção foi adiada porque três pessoas contestaram o potencial impacto ambiental da estrutura, e moradores da cidade agrícola de Athenry, local escolhido para a obra, ficaram preocupados que a Apple pudesse levar o data center para outro lugar. Líderes comunitários da região chegaram a organizar um comício a favor do projeto, dizendo que Athenry estava do lado da Apple.

Depois de todo esse tempo, hoje um juiz rejeitou dois recursos que visavam impedir o planejamento da obra e permitiu que a Apple fosse em frente.

A Irlanda aposta em empresas multinacionais estrangeiras para a criação de um em cada 10 empregos no país e acredita que investimentos importantes, como data centers, são uma forma de garantir que essas companhias continuam presentes na região.

De acordo com o governo irlandês, esse será um dos projetos que investirá mais dinheiro no país, fornecendo ainda 300 empregos na área de construção e 150 empregos permanentes no local.

Um projeto bem parecido de data center da Apple já está em andamento na cidade de Jutland, na Dinamarca. Por lá, as operações devem começar ainda este ano.

Fonte: Reuters

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.